top of page

                                                                                                       

                                                  JUSTIFICATIVA

 

   O Brasil possui a maior costa atlântica do mundo, dividindo com o continente africano a costa do Atlântico Sul, com o qual coopera através da ZOPACAS, uma Zona de Paz e Cooperação do Atlântico Sul, visando combater principalmente a pirataria e o narcotráfico. A ação conjunta com a África abrange ainda a proteção ao Golfo da Guiné – faixa do Atlântico Sul cercada por doze países africanos – detentor de petróleo, cuja qualidade e facilidade de extração tornam a região atrativa à pirataria. A Nigéria está situada no Golfo da Guiné, é a segunda maior produtora de petróleo do continente e fornece o mesmo para o Brasil, que identifica no terrorismo crescente na Nigéria, um potencial obstáculo na manutenção da paz na Costa do Atlântico Sul compartilhada entre Brasil e África, além da possibilidade de atingir suas relações comerciais. O Brasil auxilia a África no patrulhamento da Costa e na realização de treinamentos para militares da Marinha de países africanos, visando combater a pirataria, que tem como alvo o transporte de petróleo.

   

  

 

 

 

 

 

 

 

 

 

   No setor energético os países desenvolveram uma cooperação para pesquisa e desenvolvimento de técnicas de exploração de petróleo e gás, e na eficiência na produção de biocombustíveis e distribuição de eletricidade. Os países são parceiros no desenvolvimento de tecnologias para aperfeiçoar as técnicas agrícolas e de exploração e produção de petróleo e derivados, além da área de Energia e Biotecnologia. Envolvendo intercâmbio de pesquisadores e profissionais.

   

   As relações culturais entre Brasil e Nigéria são marcadas por heranças culturais, tradições e crenças que foram deixadas pelo país africano. Esses laços devem são mantidos, visando a preservação do legado afro-brasileiro. Em 2013 o Brasil sancionou uma lei que torna obrigatório o ensino da História e Cultura Afro-Brasileiro.

bottom of page